Convites de casamento- Guia completo para você escolher o seu

Convites de casamento- Guia completo para você escolher o seu

Ah… o convite perfeito! Passamos horas idealizando, projetando e imaginando nossos convites de casamento dos sonhos. Mas a verdade é que com tantas opções e ideias disponíveis é um verdadeiro desafio escolher o convite de casamento. Por isso vamos ver agora como escolher os convites ideais, com quanta antecedência eles devem ser feitos, qual a quantidade certa, se é mais vantajoso comprar pronto ou fazer você mesma e muitas inspirações.  

Por que os convites de casamento merecem uma atenção especial?

convite de casamento romântico

Os convites, assim como toda a papelaria do casamento são peças fundamentais para tornar o seu casamento impecável. Mas os convites de casamento são ainda mais importantes, pois além de passar informações importantes como local, hora e data do evento eles dão o primeiro impacto de como será o seu casamento para seus convidados.

Além do mais os convites de casamento ajudam os convidados a saber como se vestir no dia do casamento. Por isso os convites devem seguir o mesmo tom do casamento, seja em cor, vibe, estilo e passar o máximo possível de informações. Assim os convidados não vão se sentir deslocados no dia do casamento.

Quanto tempo antes do casamento devo mandar fazer os convites?

noiva entregando convite de casamento

Os convites de casamento devem ser encomendados de 5 a 4 meses antes do casamento. Pois levando em conta que os convites devem ser entregues no máximo a 1 mês do casamento e que as empresas levam de 30 a 60 dias para fazer os convites e entregar, esse prazo de antecedência dá uma boa margem de segurança para imprevistos.

Esse prazo pode sim variar um pouco, principalmente se você resolver fazer com as próprias mãos (mas calma que já vamos entrar em detalhes).

Meninas por experiência própria não façam os convites com muita antecedência, imprevistos acontecem. Por exemplo: Mais perto da data ter que mudar o horário ou até mesmo o dia do casamento. E uma vez que os convites já estão pagos e prontos é bem difícil refaze-los ou “remendar” a informação. Então não mandem fazer os convites de 1 ano até 7 meses de antecedência.

Mas por outro lado mandar fazer os convites em cima da data, como 3 meses ou menos, é muito arriscado. Pois a chance de erros, falta de informação ou atrasos na entrega são muito grandes.

Se você é uma noiva que quer deixar tudo pronto o quanto antes, use seu tempo para pesquisar o máximo e achar o modelo ideal e mais importante ainda, achar o fornecedor ideal. Desse modo, mais próximo da data você já terá uma ideia clara do que quer e um bom fornecedor em mente, então é só mandar fazer.

E para as noivinhas mais desencanadas que deixam para decidir tudo mais próximo a data, coloquem um despertador no celular, para assim não perder o prazo ou peçam ao fornecedor o modelo mais rápido a ficar pronto.

Mas existem mais dois fatores a levar em conta…

Comprar pronto

convite de casamento rosa

Nós já vimos o prazo ideal quando se encomenda o convite e ele já vem prontinho e é só entregar. Mas realmente vale a pena comprar os convites de casamento prontos? Bom vamos ver isso agora.

Encomendar os convites de um fornecedor especializado e confiável tem vários pontos positivos. Por exemplo: Empresas e profissionais sérios tem sempre um amplo catalogo, com vários modelos maravilhosos, sofisticados e para os mais variados gostos. Além de ser possível trocar as cores, certos detalhes, as fontes das letras e até mesmo desenvolver modelos totalmente únicos, ou seja, as possibilidades são infinitas.

Além disso, bons fornecedores sempre encaminham a arte para o casal aprovar sem estresse. Também o casal pode optar por fazer toda a papelaria do casamento no mesmo lugar. Maravilha né?

Com certeza mandar fazer os convites e a pelaria do casamento é muito mais prático e rápido. Afinal são profissionais com anos de experiência desenvolvendo seu convite. Assim talvez o único ponto negativo de mandar fazer os convites e a papelaria é o financeiro, pois dependendo do modelo escolhido ou tipo de papel pode sair bem caro. Mas com uma boa pesquisa e uma boa conversa é sempre possível chegar a um acordo. Então mandar fazer os convites vale muito a pena.

Faça você mesmo

como fazer convite de casamento

E será que fazer os convites de casamento com as próprias mãos é mais vantajoso? Vamos aos prós e contras dessa alternativa DIY.

Desenvolver os convites e toda papelaria do casamento com as próprias mãos não é tarefa fácil, mas sem dúvidas é bem recompensador participar de cada detalhe desde o desenvolvimento da arte até a impressão e finalização.

E não pense que é uma tarefa impossível, hoje existem dezenas de sites e aplicativos que facilitam muito esse desenvolvimento da arte. Além disso quando o casal opta por fazerem com as próprias mãos o convite tem uma gama gigantesca de opções, pois podem fazer absolutamente como quiserem. Não podemos esquecer também que se economiza bastante fazendo em casa os convites.

Mas sim, existem alguns contras. Quando o convite é feito por conta própria o casal deve começar a fazer bem cedo, principalmente se não tiver experiência e já sabemos os perigos disso. Então mesmo que comecem a fazer mais cedo, deixem para imprimir mais perto da data. Assim os riscos são menores.

Também o desenvolvimento dos convites de casamento é bem trabalhoso. Afinal, os noivos precisam montar a arte, saber qual será o tamanho da impressão, em qual tipo de papel, como será a dobradura, se e quais detalhes terão no convite e como serão aplicados. Então o casal tem que ter tempo e estarem preparados para essa missão.

Qual é a quantidade ideal de convites que devo fazer?

quantidade de convites de casamento

A não ser que seja da vontade dos noivos, os convites de casamento devem ser contados por família. Exemplo: Vocês têm 100 convidados, mas entre eles tem vários casais e filhos. Então faça um convite por família, não por convidado (a não ser que vocês só queiram convidar uma pessoa daquela família ou a pessoa more sozinha).

Sempre façam convites a mais, principalmente se tiver uma lista de espera para seu casamento, o ideal é ter pelo menos 10 convites extras. Assim caso alguém não possa ir no seu casamento e confirme antes, você pode convidar outra pessoa.

Quais informações devem ter nos convites de casamento?

informações dentro do convite de casamento

Apesar de ser totalmente variável, existem algumas informações que não podem faltar no seu convite de casamento.

No convite deve conter quase que obrigatoriamente: Nome de solteiro dos noivos, hora do evento, local detalhado e data.

Informações opcionais: Nome dos pais dos noivos, em qual loja se encontra a lista de presentes, algum versículo bíblico ou/e alguma mensagem, frase, trecho de livro ou música que represente o amor ou que tenha significado para o casal. 

Observação: No convite dos padrinhos e madrinhas deve constar qual a roupa eles devem vestir no dia. Leia nosso post sobre como escolher as roupas das madrinhas para se inspirar muito.

Como escolher o modelo de convite ideal para o seu casamento?

varios convites de casamento

A escolha dos convites de casamento como já conversamos bastante é muito importante. Então vamos conversar um pouco agora sobre como escolher o convite ideal. Já adianto que não é uma missão impossível, pelo contrário é uma tarefa simples. 

Ter somente essas duas coisas em mente vão ajudar vocês a escolherem o convite de casamento perfeito: O convite deve ser a cara dos noivos, o estilo deles e combinar com a proposta do casamento.

Os noivinhos devem sempre pensar que o casamento é deles. Aquilo que vocês gostam. Então se o casal tem um estilo mais cult clássico, por que não fazer um casamento com elementos dos anos 80 e um convite cheio de atitude, a moda vintage?

Agora que já sabemos qual a importância do convite, quais informações ter e como escolher, vamos as opções disponíveis…

Os mais famosos modelos de convites de casamento

A verdade é que existem milhares de opções de convites de casamento disponíveis no mercado. Assim vamos ver inspirações abaixo de somente os 10 mais famosos do mundo.

Convite de casamento rústico

convite de casamento rústico

Um dos convites mais famosos do último ano é sem dúvida o modelo de convite de casamento rústico. Ele é perfeito para casamentos ao ar livre, industriais e praianas.

Convite de casamento romântico

Convite de casamento romantico

O convite de casamento romântico é um dos favoritos das noivinhas nos últimos anos. Afinal é perfeito para todo o tipo de cerimônia e local.

Convite de casamento moderno

Convite de casamento moderno

Os convites de casamento modernos são verdadeiras obras de arte. Pois são cheios de atitude e jovialidade. Além de sempre serem únicos, tanto em estilo quanto em cor. Combinam muito com cerimônias urbanas, industriais, modernas e minimalistas.

Convite de casamento clássico

Convite de casamento clássico

O queridinho que ultrapassa centenas de gerações. Apesar de sofrer leves modificações ao passar do tempo ele sempre mantém sua aparência refinada e exuberante. Assim ele é a cara das cerimônias clássicas, tradicionais e mais conservadoras.

Convite de casamento boho

Convite de casamento boho

A sensação do momento são os convites de casamento boho, pois transmitem leveza, fluidez e o contato com a natureza. Ele é para todas as cerimônias que tem essa pegada suave, natural, descontraída e ecológica.

Convite de casamento temático

Convite de casamento temático

Aqui vale tudo! Isso mesmo, para os noivos de todas as idades, tipos, gostos, estilos e culturas. Combinam com as cerimônias temáticas, personalizadas e vintages.

Convite de casamento virtual

Convite de casamento virtual

Os convites virtuais além de serem muito práticos de serem enviados, permitem todas as possibilidades de estilo. Além do mais são super econômicos e a natureza agradece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *