Noivas e Convidadas- Como escolher o batom ideal ?

Noivas e Convidadas- Como escolher o batom ideal ?

No post de hoje vamos falar sobre batons. Porque? Porque com certeza você já ficou na dúvida na hora de escolher um batom, seja para eventos mais simples ou mega produções. Então entender mais sobre eles e aprender sobre as diferentes texturas vai te ajudar a escolher sem erro.

Mas e para as noivas? Com certeza para as noivas que já estão escolhendo a maquiagem para o grande dia esse artigo vai ser de muuuita ajuda. Pois vamos ver aprender sobre o destaque de cada tipo de batom e as cores também.

Tipos de batons

Com tantas opções de batons disponíveis no mundo é possível amar vários e agora vamos ver como cada um tem um efeito diferente e único. Assim vai ficar mais fácil escolher o melhor batom para cada momento.

E não deixe de ler nossa matéria de como escolher o sapato de noiva perfeito. Assim você vai conseguir escolher a maquiagem que mais combine com o seu vestido e com você

Cremosos

Noiva e convidada de batom cremoso

Os batons cremosos são a escolha certa quando o assunto é hidratação, porque fazem uso de mais óleos em sua composição. Então além de tratar os lábios, os batons cremosos, são fortes aliados no inverno protegendo de rachaduras dos ventos frios.

E não para por aí, pois mais que hidratar os batons cremosos tem uma fixação regular. Por isso só é necessário retocar o batom algumas vezes por dia. Certamente tudo isso faz desse clássico muito amado e ideal para makes do dia a dia.

E para as noivinhas que querem uma aparência mais suave o batom cremoso é perfeito. Porém é bom tomar cuidado para escolher uma boa marca e delinear o lábio antes de aplicar o batom para não ter perigo de escorrer.

Cintilantes

Noiva e convidada de batom cintilante

O batom cintilante por ter um acabamento mais brilhante e seco tem uma duração maior que o cremoso. Porém mesmo apesar de menor também tem função hidratante. O seu brilho é diferente de qualquer outro batom, por causa do efeito perolizado, como mini grãozinhos de pérolas na sua textura.

Uma dica é usar um hidratante labial antes de aplicar o batom cintilante. Assim evita por mais tempo o ressecamento do batom na boca.

O batom cintilante foi muito popular até o início dos anos 2.000 na boca e no coração de muitas famosas. E hoje ele tem voltado com tudo, devido a tendência ser realçar o brilho. E também combinado a estilos modernos e novas cores que destacam o efeito metalizado.  

Para as noivas modernas e que buscam uma make mais destacada o batom cintilante é um forte candidato. Por dar esse efeito perolizado ainda mantém a maquiagem suave, mas com um leve brilho, bem carinha de noiva.

Matte

Noiva e convidada de matte

O insubstituível batom matte, apareceu pela primeira vez em 1940 e com a moda está sempre se reinventando, ganhou uma força gigantesca a partir de 2010. E hoje ele é indispensável para todas as mulheres.

Um efeito sequinho, longa duração, alta fixação e cores mais marcadas todas essas são qualidades do batom matte. Ainda mais do que isso os batons matte também combinam com todas as estações do ano.

Por ter esse efeito fosco ele realça mais a cor do que o brilho isso dá um aspecto mais elegante ao visual. Além disso o efeito matte tem dois extremos, realçar os olhos ao optar por cores mais neutras nos lábios ou chamar toda a atenção para a boca ao escolher cores mais vibrantes.

A hidratação antes de aplicar o batom matte é fundamental. Porque por ter um acabamento super seco e alta fixação pode acabar craquelando ao longo do dia. Então para ficar com o visual impecável o dia todo aposte numa pré hidratação de meia horinha antes de usar o batom matte. E sempre use marcas boas e confiáveis para não ressecar os lábios.

As noivas que não querem se preocupar em retocar o batom para ficar com a aparência impecável durante toda a festa, o batom matte é a aposta certa. Além de tudo que já vimos sobre ele, esse tipo de batom da um ar clean e destacado a make. E dependendo da cor pode dar a aparência de make natural ou bem elaborada.

Acetinado

Noiva e convidada de batom acetinado

O batom acetinado é um meio termo entre o cremoso, o matte e o cintilante. Isso porque o acetinado não é tão seco quanto o matte, mas também é mais firme que o cremoso e o brilho dele é na sua cor mais real do que a dos outros batons.

O acetinado além de ter uma boa fixação não deixa um aspecto fosco como o do matte, deixa a cor mais reluzente. Embora a pigmentação do batom acetinado seja maior que o do batom cremoso ele tem um efeito mais transparente e assim também é ideal para makes do dia a dia.

O efeito acetinado também é perfeito para as noivas que querem esse ar de make natural. Mas diferente do cremoso o batom acetinado deixa o efeito menos molhado ao lábio e a cor mais natural.

Gloss

Noiva e convidada de batom gloss

O poder de aumentar os lábios por si só é algo que pertence ao gloss. E o primeiro criado foi em 1930 e desde então vem conquistando nossos corações. O gloss tem como ideia muito mais dar brilho do que cor. Por isso mesmo que ele dá essa impressão de aumentar os lábios.

E além de ser super hidratante ele tem algumas variações que abrem o nosso leque de opções. Como por exemplo o brilho labial e o balm.

O gloss tem um aspecto bem liquido na boca, como a textura de uma gelatina. O brilho é aquele bem grudento e que pode ter glitter. E o Balm labial nada mais é do que um hidratante labial com cor.

Um cuidado com o gloss é em dia de vento e cabelo solto, da aquela sujeira. Então opte por usar ele em locais fechados ou dias de pouco vento ou ainda com o cabelo preso. Assim o sucesso é garantido.

Ideal para as noivinhas que quem dar destaque aos olhos e/ou aumentar os lábios. Porém é muito importante que tome os cuidados que já vimos contra vento mais cabelo solto. Para evitar um desastre no grande dia.

Lip Tint

Noiva e convidada de batom lip tint

Além de um amor incondicional pelos clássicos sempre tem lugar em nossos corações para novidades quando o assunto é maquiagem. Apesar de o primeiro Lip Tint ter sido criado em 1977, chamamos de novidade por que foi só de 2019 para cá que o Lip Tint ganhou maior popularidade. E tem estado super em alta.

Como sabemos bem, a moda está sempre se renovando. E a última tendência é usar a maquiagem de forma a realçar a beleza natural. E essa é a ideia do Lip Tint.

Lip tint que do inglês quer dizer tonalidade dos lábios tem como função “manchar” os lábios, por dar uma leve, como o nome diz, tonalidade de rosa ou vermelho a eles. Assim deixa o aspecto mais natural, mesmo estando maquiada. Além disso ele tem uma duração longa, boa fixação e hidrata os lábios. E diferente do gloss o Lip Tint tem a ideia de mais cor do que brilho.

O efeito que o Lip Tint traz pode ser potencializado com mais camadas do próprio batom ou com uma camada de gloss por cima. Ou por outro lado pode ter um efeito ainda mais natural aplicando o batom com a ponta dos dedos ou um pincel macio.

Outro forte candidato para maquiagem de noiva. Por deixar os lábios corados é um dos melhores batons para uma aparência natural, suave e leve.

Batom vinil

Noiva e convidada de batom vinil

O carinhosamente chamado de batom vinil por causa do seu efeito anos 80 explodiu as paradas em 2017. A ideia do batom vinil é muito brilho e muita cor, quanto mais melhor. A textura dele é de um batom com cor bem intensa coberto de verniz brilhante.

Não tem nada de básico nele, pelo contrário a ideia é brilhar mesmo. Por isso ao usá-lo tem que ter um pouco de cuidado com o equilíbrio entre a maquiagem dos olhos e da boca para que um não fique “brigando” com o outro.

O batom vinil assim como o gloss tem o problema de ser grudento então tem que ter cuidado para ele não escorrer. A dica é delinear o lábio com lápis de boca para que o batom não passe a linha do lábio.

Pode usar batom vinil em cores neutras? Com certeza, pode sim. Uma cor nude com efeito brilhante fica elegante e perfeito para ocasiões em que se quer usar um look neutro com um algo a mais.

O efeito vinil é para as noivas que querem uma make mais marcante ou que querem deixar o destaque para a boca. E não precisa ter medo, pode usar para cerimônias de dia também. O cuidado é só na hora de escolher a cor e o tom, para que não pese demais, principalmente durante o dia.

Tons de pele

Existe cor certa de batom para cada tipo de pele? A resposta é não. Mas a listinha abaixo é de cores que valorizam ainda mais cada tom de pele.

Pele morena- Batons de cores roxas, lilases e vermelhas

tons de batom para pele morena

Pele clara- Batons de cores vermelhas, rosas e laranjas

tons de batom para pele clara

Pele negra- Batons de cores vermelhas, acobreadas, marrons

tons de batom para pele negra

Pele oriental– Batons de cores avermelhadas, rosas e roxos

tons de batom para pele oriental

Cores e dicas

Algumas dicas rápidas e simples na hora de escolher qual tom de batom usar para diferentes momentos.

Vermelho– Batons em tons de vermelho mais forte ficam perfeitos para a noite e durante o dia os mais claros ou mais abertos dão aquele destaque no visual.

Rosa– Batons em tons de rosa são a cara do verão, porém tons de rosa mais fechados ficam lindos no inverno também. O segredo está no tom da cor.

Nude– Batons em tons nudes ficam lindos tanto para os looks “cara lavada” quanto para destacar os olhos. Por isso são perfeitos para o dia e a noite

Curiosidades do batom

  • Dia 29 de julho é comemorado o Dia Internacional do Batom!
  • O batom vermelho é o símbolo da Emancipação feminina.
  • Demora cerca de 3 anos para se desenvolver um batom.
  • Primeiro registro histórico do uso do batom é de 3.500 a.c.
  • Sim batom tem chumbo, mas são em doses inofensivas ao ser humano.
  • A cor do batom já significou quanto dinheiro você tem.
  • Em 1770 o batom já foi proibido antes do casamento.
  • E em 1915 os batons começaram a ser comercializados como conhecemos hoje.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *