Mini-Wedding- O que eu preciso saber?

Mini-Wedding- O que eu preciso saber?

O Mini- Wedding nada mais é do que uma versão “menor” do casamento tradicional, porém não perde em qualidade, beleza, sofisticação, elegância e versatilidade. Muito pelo contrário, abre um leque de possibilidades.

E ao contrário do que muitos pensam o Mini- Wedding é tendencia muito antes da pandemia. Mas claro que com a chegada do Corona o Mini- Wedding se popularizou ainda mais. Por isso nesse post vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o Mini- Wedding e como planejar um.

O que é Mini- Wedding?

Mini- Wedding do inglês significa Mini Casamento e pode ter de 40 a 100 convidados. Esse estilo de casamento teve origem na Europa. Em cidades como Itália e Portugal era comum casais fazerem a cerimônia no jardim de casa ou em museus e bibliotecas, como mostra o jornal Gazeta do Povo, somente com familiares e amigos próximos. 

O diferencial do mini- Wedding vai muito além do número reduzido de convidados. Porque é um casamento aconchegante, com pessoas que você realmente ama de todo o coração junto nesse dia tão especial.

Vale a pena fazer um Mini- Wedding?

O casal e os convidados conseguem aproveitar muito mais o casamento. Pois quanto mais convidados, mais tempo tirando fotos com todo mundo e mais tempo até a hora da janta ou almoço. Por isso sobra menos tempo com cada convidado e menos tempo dançando ou curtindo a festa.

Além de tudo que já vimos outro ponto único que só o Mini- Wedding tem é que os noivos podem adotar com tudo a ideia do faça você mesmo, famoso DIY (Do It Yourself). Assim os noivos podem curtir cada detalhe do casamento juntos.  Com certeza apostar no Mini- Wedding é sucesso garantido.

Para te ajudar a como escolher o seu estilo de casamento e super dicas de decoração, confira nosso post Casamento civil- Qual a decoração ideal?

O que é Micro- Wedding?

O Micro- Wedding é um casamento que tenha de 10 a 40 convidados, seus amigos e família mais achegados. Ele tem todos os benefícios do Mini- Wedding só que em maior grau. Pois o Micro- Wedding permite que a cerimônia seja ainda mais personalizada. Como assim?

Por ser uma cerimônia menor, ela pode ser realizada em qualquer lugar como um bar, parque, restaurante, praia, dentro de casa, etc… Enfim, aonde os noivos quiserem. Não que em casamentos maiores não possam ser realizados nos mesmos locais. Porém no Micro- Wedding a procura por um local que acomode o número de convidados é muito menor.

Para os noivinhos que querem um casamento inesquecível ao lado dos melhores amigos e da família o Micro- Wedding é uma das melhores opções.

Mini- Wedding é sinônimo de economia?

Mini- Wedding não quer dizer casamento econômico, a não ser que os noivos queiram. Com certeza há uma grande economia com comida em casamentos com menos convidados. Porém esse dinheiro que é poupado em alimentação pode ser investido na decoração, no local ou até mesmo em um menu mais chique ou diferenciado.

Seja Mini ou Micro Wedding, se os noivos quiserem o casamento pode ser puro requinte, super luxuoso e em um lugar bem caro. Ou não, pode ser um casamento lindo, econômico, totalmente personalizado, na praia, no campo ou no jardim de casa. E ainda pode ser um meio termo entre os dois.

O que importa é que o número de convidados não quer dizer o quanto dinheiro você vai gastar. Os noivos decidem o quanto vão gastar, é claro, dentro de suas condições. Além disso os noivos também decidem quem e quantas pessoas estarão com eles no dia do casamento. Então sem preconceito, o casal decide se o casamento vai ou não ser econômico.

Como planejar um Mini- Wedding?

Primeiro passo é o casal sentar e conversar para decidir se será um Mini- Wedding ou Micro- Wedding. Uma vez decidido qual será o tipo da cerimônia é só fazer o checklist abaixo.

Lista de convidados

Algo importante para todos os tipos de cerimônias, mas mais ainda para cerimônias com o número de convidados reduzidos, é pensar quem serão seus convidados. Pegue uma folha (ou computador) e separe ela no meio. Depois escreva de um lado os convidados da noiva e do outro os do noivo. Nessa hora é importante pensar em todas as pessoas que você quer convidar.

 Uma dica para listas grandes é separar por grupos. Começando a lista com familiares, depois melhores amigos, amigos, colegas e assim por diante.

Número de convidados

Agora que já tirou a lista da cabeça e pode olhar para ela é hora de estabelecer um número. E para fazer isso você tem que decidir quem realmente não pode faltar. À primeira vista pode parecer uma tarefa difícil, mas é só filtrar respondendo algumas perguntinhas:

  • Esse parente vem ME visitar ou aos meus pais?
  • Qual foi a última vez que esse amigo falou comigo?
  • Essa pessoa acompanhou meu relacionamento?
  • Essa pessoa ama a mim e a meu noivo/noiva?

As respostas a essas perguntas vão ser ainda mais importantes para listas menores. Então assim que tiver um número de convidados ideal é hora de começar a fazer orçamentos de comida (Buffet, docinhos, bolo, etc…), bebida, convites e decoração.

Uma dica para casais que vão fazer Mini- Wedding é conversar com os pais sobre essa decisão para que fique mais fácil explicar o porquê alguns parentes talvez não poderão ser convidados.

Local onde será a cerimônia

O último passo da lista é a escolha de onde será a cerimônia. Isso porque com o número de convidados já definidos é mais fácil escolher o lugar para quê não fique apertado ou vazio de mais. Além disso você não vai correr o risco de pagar um aluguel maior do que o necessário para o número de convidados.

Outra dica para casais que querem pista de dança na festa é escolher o local pensando em como acomodara pista e as mesas, para que não fique todo mundo espremido quando começar a música.  

Seguindo essas dicas o seu casamento será incrível e inesquecível, para você e todos aqueles que você ama. Continue acompanhando nossas matérias para tornar sua vida de noiva ou noivo muito mais fácil.   

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *